História

Em 2010, o NOVA IGUAÇU FUTEBOL CLUBE completou 20 anos de fundação, datada de 1 de abril de 1990. Iniciativa de 25 profissionais liberais e idealizado pelo diretor presidente Jânio Moraes, o projeto inicialmente era fazer do futebol uma opção de vida, principalmente para as crianças.

O início aconteceu numa sala de 40 metros quadrados, na Rua Topázio 10, no centro de Nova Iguaçu. A cor adotada foi o laranja, em alusão ao título de Terra da Laranja recebido pelo município, um dos maiores exportadores de laranja da década de 30.

O projeto cresceu e a criação de um clube de futebol profissional fazia parte dos planos. Aproximadamente após um ano de projeto, em 1991, os dirigentes do NIFC realizaram a primeira grande conquista, com a ajuda de Zico, então secretário de Esporte do Governo Collor: a cessão do terreno de 135.000 metros quadrados, onde foi construída a a sede e o centro de treinamento do Nova Iguaçu.

Hoje, o CT conta com oito campos de futebol, sendo três de medidas profissionais, para serem usados em jogos oficiais e treinamentos, conforme regulamentação da Fifa, além de outros cinco com medida society, quadra poliesportiva, quadra de areia, centro técnico para treinadores e preparadores, centro médico para atendimento aos atletas com médicos e fisioterapeutas, com toda infra-estrutura de medicamentos e aparelhos necessários para recuperação de atletas.

Sem dúvida, o NOVA IGUAÇU FUTEBOL CLUBE deixou de ter a maior estrutura da Baixada Fluminense para se transformar numa das maiores do Brasil, realizando um trabalho de clube empresa, acompanhando todas as mudanças exigidas pela evolução do esporte para o sucesso do Carrossel da Baixada, forma carinhosa, como o NOVA IGUAÇU FUTEBOL CLUBE é tratado, numa referência à seleção da Holanda na Copa do Mundo de 1974, que usava um uniforme laranja.