domingo, 17 de fevereiro de 2019
Tamanho da fonte A+ A-

Futebol Profissional

Tarde heroica

Com um a menos, Nova Iguaçu vence America e fica perto da salvação

Isso aqui é Nova Iguaçu e tem que respeitar! Com uma atuação heroica, com um a menos desde o final do primeiro tempo, o Orgulho da Baixada derrotou o America por 1 a 0 neste domingo, em Moça Bonita, e deu um passo importantíssimo para permanecer na Primeira Divisão do Campeonato Carioca. O gol da vitória foi do capitão Paulo Henrique, de pênalti, no último lance da etapa inicial.

Líder do Grupo X com nove pontos, o Nova Iguaçu pode garantir a permanência na Série A já nesta segunda-feira, com uma rodada de antecedência, caso o Goytacaz (4) não vença o Macaé (6) em Campos. Na última rodada, sábado que vem, dia 23, o Nova Iguaçu vai até Cardoso Moreira enfrentar o Macaé, enquanto America e Goytacaz duelarão em Moça Bonita. Os dois últimos colocados serão rebaixados.

O JOGO

A partida tinha contornos decisivos, e atendeu a expectativa de quem esperava um grande jogo. Os minutos finais foram eletrizantes. Logo aos oito minutos, Chrispim aproveitou saída errada de Julinho e chutou, mas Jefferson salvou. No minuto seguinte, o Nova Iguaçu quase abriu o placar: Edu recebeu de Caio Cezar e acertou a trave e, no rebote, Tiago Corrêa tentou espanar e pegou mal, acertando o travessão e quase fazendo contra.

Logo depois, o America mais uma vez teve um contra-ataque veloz e Jefferson foi mais uma vez providencial, evitando novamente o gol de Chrispim. Depois do tempo técnico, o jogo caiu um pouco de produção. Aos 37 minutos, Wallace foi expulso e deixou o Nova Iguaçu com um a menos. A tarefa ficou mais difícil, mas o Orgulho da Baixada teve um pênalti a seu favor nos acréscimos: Miguel fez mão dentro da área. Paulo Henrique foi para a cobrança e fez 1 a 0.

No segundo tempo, com um a mais e precisando da vitória, o America encurralou o Nova Iguaçu. Foram 50 minutos de pura pressão da equipe mandante. Mas aí brilhou mais uma vez o goleiro Jefferson, atleta com mais jogos na história do clube. Ele fez inúmeras defesas incríveis, que garantiram o triunfo laranja. As mais incríveis foram duas em sequência, aos 45. E ainda teve uma bola no travessão de Ânderson Künzel, aos 36. Vitória dos guerreiros, que deixaram tudo em campo.

FICHA TÉCNICA
AMERICA 0 X 1 NOVA IGUAÇU

Local: Moça Bonita
Data-Hora: 17/2/2019 – 16h30
Árbitro: Pathrice Wallace Correa Maia
Auxiliares: Thiago Gomes Magalhães e Thiago Rosa de Oliveira Esposito
Renda e público: Não divulgados
Cartões amarelos: Araruama, Lucão e Miguel (AME); Wallace e Julinho (NOV)
Cartões vermelhos: Wallace 37′/1ºT (NOV)
Gols: Paulo Henrique 51′/1ºT (0-1)

AMERICA: Deola; Ânderson Künzel, Vladimir, Lucão e Tiago Corrêa; Araruama, Miguel (Pará 29′/2ºT) e Felipe Pará (Bruno Bezerra 24′/2ºT); Pedrinho, Chrispim (Belarmino 20′/2ºT) e Daniel – Técnico: Luizinho Lemos.

NOVA IGUAÇU: Jefferson; Wallace, Raphael Neuhaus, Murilo Henrique e Lucas; Paulo Henrique, Julinho e Caio Cezar (Iuri Pimentel 11′/2ºT); Bruno Veiga (Ryan – Intervalo), Lucas Campos (Dieguinho 32′/2ºT) e Edu – Técnico: Carlos Vitor.

Bernardo Gleizer