quinta-feira, 04 de outubro de 2018
Tamanho da fonte A+ A-

Categoria de Base

Laços familiares

Nova Iguaçu realiza ciclo de palestras com pais e jogadores da base

O Nova Iguaçu encerrou neste último mês de setembro um ciclo de palestras com cerca de 300 pais e atletas das categorias de base. A intenção da iniciativa foi aproximar ainda mais a comunidade familiar dos jogadores com o dia-a-dia do clube, ressaltando a responsabilidade de cada um no trabalho de formação, além de mostrar todo o suporte que é dado aos meninos.

Nas categorias maiores, a reunião aconteceu com a presença dos pais e também dos atletas, fortalecendo um entendimento comum. Após a explanação do presidente Janio Moraes, que agradeceu a confiança, os pais e/ou responsáveis legais dos meninos puderam tirar dúvidas, fazer críticas e elogios e dar sugestões para o trabalho de desenvolvimento.

Janio Moraes conversa com os pais e atletas da categoria sub-16 no auditório (FOTO: Bernardo Gleizer/NIFC)

- O que mais me chamou a atenção nessa reunião foi a transparência nas palavras do presidente. Ele explicou aos pais a história do clube, nos falou sobre os jogadores que hoje atuam em grandes clubes, nos passou valores e despesas… Enfim, achei de grande importância esse elo entre o clube e os pais. Isso nos faz sentir mais seguros. O Nova Iguaçu ganhou ainda mais meu respeito – afirmou Marilene Trigo, mãe do volante Matheus Trigo, do sub-15.

- Hoje percebo que meu filho tem uma bagagem muito importante, é muito disciplinado. Não só com relação aos treinos, mas também na maturidade. Aprendeu a lidar com os problemas da vida de maneira mais centrada. Ele está muito feliz no Nova Iguaçu, e eu como mãe me sinto muito honrada em saber que meu filho está recebendo um excelente treinamento, com profissionais sérios e amigos – completou Marilene, uma das 200 mães e pais que participaram do ciclo.

Na explanação, o presidente Janio Moraes também citou os desafios encontrados no trabalho de formação, explicou quais serão os próximos passos que o clube irá tomar a nível de investimentos e alertou os pais sobre a aproximação de pessoas se passando por empresários, o que muitas vezes acaba tirando o foco do menino e atrapalhando sua evolução.

- O trabalho de formação é muito difícil, mas o Nova Iguaçu adquiriu ao longo de seus 28 anos um conhecimento muito grande para lidar com esses jovens. Não é à toa que fomos o primeiro do Rio de Janeiro a receber o Certificado de Clube Formador da CBF, isso em 2013. Ainda temos muita coisa para evoluir, mas estamos no caminho certo e a resposta dos pais foi muito positiva. Só temos a agradecer a eles pela confiança e esperamos retribuir ajudando seus filhos a se formarem, primeiro, como homens, para depois se formarem como atletas de alto rendimento – disse Janio.

Ao todo, mais de 200 pais participaram do ciclo de palestras no clube (FOTO: Bernardo Gleizer/NIFC)

Referência no trabalho de formação, o Nova Iguaçu Futebol Clube conta com um Centro de Treinamento de excelência localizado na região central da cidade e, além de disputar sempre na condição de protagonista as principais competições de base do futebol carioca, vem fornecendo recentemente inúmeros atletas a grandes clubes do país. Destacam-se, por exemplo, os atacantes Vitor Gabriel, Bill e Weverton e o lateral-esquerdo Ramon, do Flamengo e os atacantes Nathan, do Corinthians, e Samuel, do Fluminense, entre outros.

Bernardo Gleizer