terça-feira, 18 de outubro de 2016
Tamanho da fonte A+ A-

Futebol Profissional

Comandante mantido

Técnico campeão da Série B, Edson Souza segue no Nova Iguaçu no Carioca-2017

Campeão da Série B do Campeonato Carioca, o Nova Iguaçu segue trabalhando para montar um grupo forte e fazer uma grande campanha na Primeira Divisão em 2017. O clube acertou a permanência do técnico Edson Souza, que conduziu o elenco campeão há pouco mais de duas semanas. Será a segunda vez dele comandando o clube na Série A do Campeonato Estadual.

Ex-jogador de Fluminense e Cruzeiro, entre outros, Edson Souza tem uma história de identificação com o Nova Iguaçu. Foram 177 jogos (sendo 49 na categoria sub-20) e, além do título da Série B conquistado recentemente, ele faturou pelo clube a Copa Rio em 2008 e protagonizou a melhor campanha da história do NIFC no Campeonato Carioca, em 2014, quando ficou em oitavo lugar.

Edson Souza com o troféu de campeão da Série B do Campeonato Carioca (FOTO: Bernardo Gleizer/NIFC)

- Sinto-me muito grato por ter renovado com o Nova Iguaçu. É o clube onde comecei minha carreira de treinador e não se pode negar que existe uma química, as coisas sempre acontecem bem por aqui. Foi muito prazeroso ter participado dessa campanha do título e da volta do clube à Primeira Divisão, agora já estamos pensando no ano que vem – afirmou o treinador.

Edson Souza começou sua carreira de técnico no próprio Nova Iguaçu, ainda em 2006. Este foi o segundo acesso dele pelo clube – o outro foi em 2007, quando o Nova Iguaçu representou o Mesquita na Segunda Divisão e obteve um lugar na elite do ano seguinte. Edson tem também em seu currículo de treinador o título da Copa Rio de 2014, pelo Resende, além de uma passagem pelo futebol árabe.

Até agora, o Nova Iguaçu acertou a contratação do lateral-direito Crispin, que disputou a Série B pelo Itaboraí, e pretende anunciar mais reforços em breve. O clube aguarda a divulgação da tabela do Campeonato Carioca, que deve ocorrer no próximo mês, para finalizar o seu planejamento de pré-temporada. A permanência do técnico Edson Souza foi um dos primeiros passos.

Edson Souza beija o rosto de Marlon, autor do gol do título: boa relação com os garotos (FOTO: Bernardo Gleizer/NIFC)

- Estamos muito felizes com a continuidade do Edson, um treinador que conhece muito bem a nossa filosofia de trabalho, é correto e atingiu todos os objetivos que foram estipulados. Ele reforçou a confiança que tínhamos com a conquista do título e do acesso. Vamos dar sequência ao trabalho para podermos ter um grande ano em 2017 – afirmou o presidente do Nova Iguaçu, Janio Moraes.

FICHA TÉCNICA – EDSON SOUZA
Nome completo: Edson Santana de Souza
Nascimento:
12/12/1964, em Santo André (SP)
Clubes como jogador:
Bonsucesso, Fluminense, Cruzeiro, Bangu, São José-SP, Vasco da Gama, União da Ilha da Madeira (POR), América-RJ, Leon (MEX), Al-Ahli (ARA) e Chiasso (SUI)
Clubes como treinador:
Nova Iguaçu, Portuguesa, Bangu, Friburguense, Mesquita, Al-Raed (ARA), Audax Rio, São João da Barra, Resende e Cabofriense
Títulos como jogador:
Campeonato Brasileiro (1984, pelo Fluminense), Campeonato Carioca (1983, 1984 e 1985, pelo Fluminense), Campeonato Mineiro (1987, pelo Cruzeiro), Taça Guanabara (1985, pelo Fluminense), Copa Rio (1992, pelo Vasco da Gama), Torneio de Seul (1984, pelo Fluminense), Torneio de Paris (1987, pelo Fluminense) e Copa Kirin (1987, pelo Fluminense)
Títulos como treinador:
Copa Rio (2008, pelo Nova Iguaçu, e 2014, pelo Resende), Campeonato Carioca Série B (2016, pelo Nova Iguaçu) e Taça Santos Dumont (2016, pelo Nova Iguaçu)

Bernardo Gleizer