sexta-feira, 30 de janeiro de 2015
Tamanho da fonte A+ A-

Futebol Profissional

Chegou a hora!

NIFC estreia no Carioca em busca de mais uma campanha histórica

Após mais de dois meses de preparação, Nova Iguaçu chega forte e unido para o Carioca (FOTO: Bernardo Gleizer/NIFC)

Na temporada em que completa 25 anos de história, o Nova Iguaçu quer provar que está em franca evolução e realizar uma campanha de destaque no Campeonato Carioca. Neste domingo, a Laranja da Baixada faz logo na estreia o clássico da região diante do Tigres do Brasil, às 17h, no Estádio Los Larios, em Xerém.

Eduardo Àllax é o técnico mais jovem entre os 16 do Estadual (FOTO: Bernardo Gleizer/NIFC)

Único do Rio de Janeiro certificado pela CBF como clube formador e dono de uma excelente estrutura, localizada na região central da cidade, próximo à Rodovia Presidente Dutra, o Nova Iguaçu mostrou que veio para ficar. Em 2015, vai disputar pela quinta temporada seguida a Primeira Divisão do Campeonato Estadual, e a cada ano a evolução é notória.

Na última temporada, o Orgulho da Baixada chegou a brigar por uma vaga nas semifinais do Carioca e terminou com sua melhor campanha da história, a oitava colocação, com 19 pontos, uma posição à frente do Botafogo. Agora, conta com a manutenção da espinha dorsal e a chegada de uma vitoriosa geração de garotos revelados na base para, pelo menos, tentar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.

- Nossa preparação foi excelente. Está gostoso de vir aqui e ver que o pessoal está querendo chegar, almejar coisas melhores, isso eu vejo nos olhos de cada um. Temos condições de fazer uma campanha superior à do ano passado, é só absorver o que o treinador está passando e conseguir manter o que fizemos na pré-temporada – afirmou o capitão Paulo Henrique.

Wescley, Marlon, Yan e Cesinha: alguns dos que fizeram parte do elenco sub-20 em 2014 (FOTOS: Bernardo Gleizer/NIFC)

Em relação ao Estadual do ano passado, o Nova Iguaçu manteve peças importantes como o goleiro Jefferson, os zagueiros Jorge Fellipe e Rhayne, os volantes Rodrigo César e Paulo Henrique e o meia Dieguinho. Retornaram de empréstimo o volante Filipe e o atacante Gláuber, e foram contratadas seis peças: o goleiro Henrique, ex-America; o lateral-esquerdo Rodrigues, que veio do Duque de Caxias; os meias André Mello, revelado no NIFC e que estava no Paraguai, e Guilherme, ex-Audax; o meia-atacante Dudu, ex-Cruzeiro e Botafogo; e o atacante Gean Moreno, com passagens por Portugal e Coreia do Sul.

Ex-Botafogo e Cruzeiro, Dudu é uma das novidades e o mais experiente do elenco (FOTO: Bernardo Gleizer/NIFC)

Junto com os mais experientes estão os garotos que foram promovidos da equipe de juniores, que colecionou resultados importantes recentemente. Muitos deles foram campeões da Taça Guanabara Sub-20 em 2012 e chegaram à decisão da Taça Rio Sub-20 em 2013 e da Guanabara Sub-20 em 2014 – nesses três anos, o NIFC sempre ficou entre os quatro primeiros. Nesse grupo está o atacante Marlon, artilheiro do último Estadual Sub-20 com 21 gols. Ao todo, fazem parte do elenco dez atletas que estiveram na categoria de juniores no ano passado.

O responsável por conduzir o Nova Iguaçu será Eduardo Àllax, que está treinando a equipe desde o dia 25 de novembro. Ex-goleiro, ele já comandou Resende, Duque de Caxias e Gama-DF e foi semifinalista da Taça Rio com a equipe do Sul Fluminense em 2013. Durante toda a pré-temporada, foram mais de dois meses de preparação, e na última semana a equipe esteve em Vassouras para os ajustes finais. Agora é pensar na estreia.

- Vamos estrear contra um adversário muito complicado, que conta com uma ótima estrutura e também está treinando há bastante tempo. E estrear fora de casa é sempre difícil. O Tigres investiu e montou um elenco muito forte, com jogadores experientes. Esperamos um duelo complicado, vamos jogar com respeito, mas tentar sair de lá com os três pontos – disse Àllax, de 37 anos, o mais jovem entre os 16 técnicos do Carioca.

Bernardo Gleizer