sexta-feira, 05 de setembro de 2014
Tamanho da fonte A+ A-

Júnior

Juniores em ação

Após grande Carioca, sub-20 do NIFC estreia no OPG com equipe remontada

Último degrau no processo de formação para a equipe profissional, a equipe de juniores do Nova Iguaçu estreia neste sábado no Torneio Octávio Pinto Guimarães contra a Portuguesa, às 15h, no CT. A Laranja da Baixada, campeã em 1996 e 2010, tentará o tricampeonato com uma equipe jovem, mas muito determinada e que pode gerar novos frutos para o elenco principal.

Depois do Campeonato Carioca, quando o NIFC foi vice-campeão da Taça Guanabara e quarto colocado no geral, o elenco comandado pelo técnico Armênio Moura sofreu uma intensa reformulação. Mas foi por um excelente motivo: oito jogadores foram promovidos ao elenco profissional, sendo que três estão entre os titulares do time que está disputando a Copa Rio.

- Quem trabalha na base, se sente realizado sempre que algum jogador consegue atingir algo maior, então nos sentimos realizados e isso é sinal que o trabalho está sendo bem feito. Isso corrobora com o trabalho de toda a comissão técnica, do Vitor Tinoco (preparador físico), do Omar Farah (preparador de goleiros) e do Fernando Lyra (coordenador ténico) – celebra Armênio.

Armênio Moura vai para sua terceira competição à frente do sub-20 do Nova Iguaçu (FOTO: Bernardo Gleizer/NIFC)

Além dos remanescentes do grupo que disputou o Carioca Sub-20, chegaram o goleiro Bruno (ex-Artsul), o zagueiro Sammy (ex-Duquecaxiense), o volante Jefferson (ex-Boavista), o meia Wallace (ex-Olaria) e os atacantes Lucão, Jean e Saulo, todos contratados junto ao Campo Grande. O NIFC enfrentará equipes mais velhas, já que o Torneio OPG é sub-21 e permite até três jogadores com até 23 anos.

- Sempre gostei de desafios e esse é mais um. Tivemos que formar uma equipe nova, num curto espaço de tempo, para uma competição dificílima. Os times que virão jogar aqui terão atletas mais velhos, e nós vamos com um time mais jovem. É um desafio para o qual estamos muito otimistas, esperamos começar com uma boa vitória para dar confiança para o restante do torneio – disse o treinador.

Sem os jogadores que foram promovidos ao elenco profissional, basicamente todo o elenco do juniores é formado por atletas entre 17 e 19 anos. O único nascido no último ano permitido pelo regulamento é o zagueiro Daniel, com 20 anos já completos. Por isso, mais do que chegar longe, o Nova Iguaçu planeja utilizar o OPG como uma preparação maior para o Carioca Sub-20 de 2015.

- Esse campeonato faz parte do processo de aprendizado para eles, de formação. O objetivo é o Carioca, vamos usar o OPG para dar bagagem a esses jogadores e observar o que eles podem render diante de dificuldades maiores, como jogar contra atletas mais velhos, mais experientes. Essa vai ser uma peça importagem na engrenagem da formação dos jogadores – explicou Armênio.

Lucas Henrique é um dos remanescentes que disputaram o Carioca Sub-20 (FOTO: Bernardo Gleizer/NIFC)

O Nova Iguaçu está no Grupo B, ao lado de Botafogo, Barra Mansa, Duque de Caxias e Portuguesa, e disputará jogos contra essas equipes em turno e returno, num intervalo de apenas 36 dias. Os dois melhores se classificam para a segunda fase, quando oito equipes se dividirão em dois novos grupos na segunda fase. Aí, os líderes de cada grupo fazem a grande decisão, em dois jogos.

Confira o calendário do Nova Iguaçu:

6/9 – 15h – Nova Iguaçu x Portuguesa – CT NIFC
13/9 – 15h – Botafogo x Nova Iguaçu – Caio Martins
17/9 – 15h – Nova Iguaçu x Duque de Caxias – CT NIFC
20/9 – 15h – Barra Mansa x Nova Iguaçu – Leão do Sul
24/9 – 15h – Portuguesa x Nova Iguaçu – Luso-Brasileiro
4/10 – 15h – Nova Iguaçu x Botafogo – CT NIFC
8/10 – 15h – Duque de Caxias x Nova Iguaçu – Marrentão
11/10 – 15h – Nova Iguaçu x Barra Mansa – CT NIFC