sexta-feira, 22 de agosto de 2014
Tamanho da fonte A+ A-

Futebol Profissional

Chegou a hora!

Nova Iguaçu inicia caminhada na Copa Rio contra o America, neste domingo, em Conselheiro Galvão

O Nova Iguaçu vai começar neste domingo sua caminhada em busca do tricampeonato da Copa Rio. A Laranja da Baixada, que se prepara há dois meses e meio, estreia na competição contra o America, às 15h, em Conselheiro Galvão, estádio do Madureira. A partida não será realizada em Édson Passos em virtude de obras no gramado.

O grande objetivo do Nova Iguaçu é chegar ao terceiro título e repetir as conquistas de 2008 e 2012, alcançando assim o direito de disputar novamente a Série D do Campeonato Brasileiro – como aconteceu no ano passado. Para isso, a Laranja da Baixada realizou um intenso período de treinamentos e manteve grande parte do elenco que disputou o Carioca.

Marcelo Salles conversa com os jogadores na semana da estreia (FOTO: Bernardo Gleizer/NIFC)

Além da troca no comando técnico – Marcelo Salles retornou no lugar de Edson Souza -, o Nova Iguaçu contratou o lateral-esquerdo Rafael Estevam, ex-Caldense, e o goleiro Marcelo Carné, ex-Flamengo e que estava no Boavista. Ademais, Luan e Ramon retornaram de empréstimo, e foram promovidos ao todo nove jogadores que foram vice-campeões da Taça Guanabara Sub-20.

- Foi um período de preparação muito bom. Não tivemos nenhum tipo de problema físico, conseguimos fazer com que o grupo todo participasse. O grupo está entrosado, unido, e o que é mais importante, consciente do que precisa fazer. Estamos preparados, sabendo das dificuldades que a competição pode nos colocar – afirmou Marcelo Salles.

Nova Iguaçu enfrentou os quatro grandes do Rio na preparação para a Copa Rio (FOTOS: Bernardo Gleizer/NIFC)

A mescla entre a experiência de jogadores que participaram do Campeonato Carioca, como o goleiro Jefferson, os zagueiros Rhayne e Jorge Fellipe, o volante Paulo Henrique e o atacante Erick Foca, com os jovens que foram promovidos da base é uma aposta do Nova Iguaçu. Marcelo Salles vem utilizando sempre três ou quatro atletas que estavam no time de juniores no primeiro semestre.

- Trabalhar com jovens é sempre muito bom, eles estão sempre abertos a ganhar conhecimento, a evoluir. Os jogadores aqui da casa já conhecem a filosofia do clube, já conheciam os jogadores. A integração base-profissional aqui é muito bem feita, muito próxima, então não houve problema na transição – acredita o treinador.

Marcelo Salles inicia domingo sua segunda passagem pelo Nova Iguaçu (FOTO: Bernardo Gleizer/NIFC)

Durante a preparação para a Copa Rio, o Nova Iguaçu realizou sete jogos-treino, sendo quatro contra as equipes grandes do Rio de Janeiro: Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco. Foram três derrotas e uma vitória, sobre o Botafogo, sempre apresentando um futebol competitivo e de muita velocidade. Marcelo Salles crê que o nível destes testes contribuirá para uma boa estreia.

- Vamos enfrentar o America sabendo das dificuldades e preparados para as adversidades. Fizemos a preparação pensando nessas situações, em jogos fora de casa contra adversários fortes, com camisa, e o America faz parte disso: tem camisa, é um adversário forte, com um treinador experiente. Os jogadores souberam superar essas adversidades e por isso estamos prontos – disse.

A Laranja da Baixada caiu no Grupo A, o único da competição que possui cinco participantes, ao lado de America, Volta Redonda, Audax Rio e Duquecaxiense. Para se classificar para a segunda fase, o Nova Iguaçu precisa ficar entre os dois primeiros. Por isso, Marcelo Salles pede para que os jogadores tenham a atenção redobrada nos jogos.

- Temos que ir passo a passo. O primeiro passo é o America, tem que ir gradativamente. Temos um grupo difícil, com adversários que já participaram desse tipo de competição. Temos que ter cuidado com os detalhes, porque numa chave tão equilibrada, uma bola que você desperdiça no ataque ou que você falha na defesa pode fazer a diferença – finalizou.

Bernardo Gleizer