quinta-feira, 07 de agosto de 2014
Tamanho da fonte A+ A-

Notícias

Cuidados com o coração

Jogadores passam por exames cardiológicos e funcionários são treinados para usar equipamentos de socorro em caso de urgência

Conhecido por seu trabalho de excelência nas categorias de base, o Nova Iguaçu adota cuidados especiais com o coração de seus atletas. Todos os jogadores das categorias profissional, sub-20, sub-17 e sub-16 foram submetidos a exames cardiológicos e testes de esforço antes de darem início aos treinamentos para os torneios do segundo semestre, no Centro de Medicina Nuclear da Guanabara, em Nova Iguaçu.

Jogadores passaram por exames cardiológicos e testes de esforço (FOTO: Rodrigo Moraes/NIFC)

Além desses cuidados especiais com a condição física dos atletas, em todos os jogos do Nova Iguaçu – inclusive nas partidas da base no campo 1 do Centro de Treinamento – um aparelho desfibrilador e um cilindro de oxigênio ficam localizados na beira do campo para serem acionados em caso de emergência. Todos os funcionários que trabalham na comissão técnica foram treinados para manusear os equipamentos.

- Nunca tivemos qualquer intercorrência desse tipo, mas ninguém está livre de sofrer uma parada cardiorrespiratória quando faz algum tipo de esforço físico. Com o desfibrilador, você pode reverter uma parada, quanto menor o tempo para que o aparelho seja usado, maior a chance da pessoa sobreviver. Por isso o aparelho fica bem próximo ao campo. O oxigênio também é muito importante – explica o chefe do departamento médico do Nova Iguaçu, Dr. Luiz Carlos Leal.

Desfibrilador e cilindro de oxigênio ficam próximos ao campo em dia de jogos da base (FOTO: Bernardo Gleizer/NIFC)

A presença do desfibrilador no campo de jogo e durante os treinos no CT é um das exigências da CBF para que os clubes possam obter o certificado de clube formador. No Rio de Janeiro, o Nova Iguaçu é o único a possuir tal certificação, válida por dois aos por ter atingido o Nível A. Em todo o Brasil, a Laranja da Baixada é uma das sete agremiações a possuírem o Certificado Nível A.