quarta-feira, 19 de março de 2014
Tamanho da fonte A+ A-

Categoria de Base

Papel fundamental

Nova Iguaçu dá início a ciclo de palestras com pais dos jogadores das categorias de base

O Nova Iguaçu deu início esta semana ao ciclo de palestras que fará com os pais dos jogadores das categorias de base do clube. Nesta terça-feira, os pais e responsáveis dos jogadores das equipes juvenil A e juvenil B estiveram no auditório do clube, no Centro de Treinamento, e ouviram atentamente as orientações do presidente do NIFC, Jânio Moraes, e do vice de futebol, Vitor Lima.

Jânio conversa com os pais dos jogadores no auditório do clube (FOTO: Bernardo Gleizer/NIFC)

Jânio abordou a importância da alimentação, da escola e do cuidado dos pais com a questão da gravidez na adolescência. Afinal de contas, os garotos que querem um lugar ao sol precisam cuidar do corpo e estar com a cabeça tranquila para desempenhar seu melhor nos treinamentos e jogos.

- A participação de vocês, pais, é fundamental. É importante cuidar da alimentação, estar atento a essas questões. Da mesma forma, é preciso orientar seus filhos sobre a importância de utilizar a camisinha, para evitar a gravidez precoce. É impressionante o número de garotos que perdemos aqui por causa disso – afirmou Jânio.

O ciclo de palestras será estendido também aos pais das categorias infantil A, infantil B, mirim, pré-mirim, fraldinha, pré-fraldinha e chupetinha. Além disso, os jogadores de todas as categorias irão assistir a palestras com a nutricionista Fabiana Britto, a psicóloga Simone Mazza e também serão orientados com relação à saúde bocal, num convênio com a clínica odontológica Espaço Sorriso.

- A responsabilidade pelo desenvolvimento dessas crianças não pode ser apenas do Nova Iguaçu. Os pais devem ajudar nesse processo. Além de ser bom de bola, o garoto precisa ser educado, cuidadoso e inteligente. Nós precisamos primeiro formar o cidadão, depois ele se tornará um atleta – concluiu o presidente.

As equipes juvenil A e infantil A do Nova Iguaçu já têm data para estrear no Campeonato Carioca: 12 de abril, contra o Volta Redonda, fora de casa. Já as equipes juvenil B e infantil B, com garotos na primeira idade de suas categorias, estreiam no Campeonato Iguaçuano, organizado pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu, no dia 3 de maio.