sexta-feira, 19 de outubro de 2012
Tamanho da fonte A+ A-

Futebol Profissional

Força para os homens de frente

Uma das menos vazadas da Copa Rio, defesa do Nova Iguaçu incentiva ataque a melhorar

A boa performance defensiva do Nova Iguaçu no Estadual, quando teve a defesa menos vazada entre os clubes de menor investimento, segue nesta Copa Rio. Apesar do início ruim na segunda fase, a Laranja da Baixada é dona da segunda melhor defesa da competição, com seis gols sofridos, ao lado do Madureira e atrás apenas do América (5, mas que já foi eliminado).

As peças da zaga mudaram. Agora, estão o experiente Leonardo, que já passou por clubes como Palmeiras e Flamengo, e o baiano Rodrigo Almeida, que inclusive já fez um gol na competição – na vitória por 1 a 0 sobre o América em Édson Passos, na primeira fase. Capitão da equipe, Leonardo quer dar tranquilidade para os homens de frente deslancharem e fazerem mais gols.

Leonardo afasta a bola diante do Madureira: capitão é um dos pilares do sistema defensivo

- Estamos tentando fazer o nosso papel lá atrás. Não somos só eu e o Rodrigo, mas também os laterais e volantes que jogam na contenção, que nos ajudam. É bom ser conhecido, mas seria melhor sofrer um, dois gols e sempre vencer, a verdade é essa. Vamos trabalhar firme para tentar evitar os gols e dar força para o pessoal da frente, para o nosso ataque voltar a fazer gols e voltarmos a pontuar – disse.

O técnico Leonardo Condé reconhece o bom desempenho defensivo da equipe e admite que o foco no trabalho durante a semana será na parte ofensiva. O treinador acredita que o desempenho do ataque tende a melhorar com os retornos dos atacantes que se lesionaram – Flávio pode voltar contra o Macaé, segunda-feira, e Robson e Nelinho se recuperaram há poucos dias.

- Defensivamente a equipe vem mantendo um equilíbrio muito bom. Ofensivamente, ainda não conseguiu deslanchar. Infelizmente estamos convivendo com algumas fatalidades e lesões. Acredito que quando tivermos todos à disposição tenhamos um upgrade. É também um setor que concentra a maioria dos jogadores que estão subindo para o profissional, muito jovens – afirmou Condé.

Capitão do time e um dos pilares da defesa, Leonardo afirma que fez a escolha certa em atuar pelo Nova Iguaçu. Adaptado à filosofia do clube, elogiou muito os mais jovens e previu um futuro brilhante para a atual geração (a grande maioria do elenco hoje é formada nas divisões de base do NIFC).

- Não conhecia muito bem o Nova Iguaçu e hoje que vivo dentro do clube vejo que tem um grande futuro. Essa molecada tem um futuro brilhante, todos que estão no profissional tem muita qualidade, está todo mundo de parabéns. Não é só porque não estamos bem no momento que as coisas estão erradas. Eles têm tudo para crescer ainda – disse.